terça-feira, 28 de agosto de 2007

Os novos Reis do iê, iê, iê


Gritos, choros, desmaios e muitos cabelos despenteados, assim á a imagem que temos das moças na era Beatles. A banda que nasceu em Liverpool, Inglaterra, no final dos anos 50, formada por John Lenon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, estes eram os “garotos de Liverpool”, como eram conhecidos. Ao Beatles, além de influenciarem com suas musicas, ainda causaram impacto com seus trajes e cortes de cabelos modernos para a época. O sucesso foi estrondoso, dando origem ao termo beatlemania.
Este grupo é até hoje a banda mais bem sucedida da historia da musica, com mais de um bilhão de álbuns vendidos por todo o mundo.
No Brasil, surgia então a Jovem Guarda, com a então suavização do rock que foi batizada por “iê, iê iê”, com letras românticas e divertidas voltadas para o publico jovem. Os nomes mais consagrados da época eram Roberto Carlos, Erasmos Carlos e Wanderléa, que juntos comandavam um programa de auditório na TV Record. O nome Jovem Guarda veio da oposição à velha guarda, que eram os cantores anteriores ao Rock no Brasil. O movimento perdeu sua popularidade no inicio da década de 70, devido a ditadura e censura. Já na década de 90, nasce novamente revelações da Jovem Guarda que agitam a molecada até nos dias atuais.
Muitas bandas, tanto no Brasil, quanto do exterior, influenciaram bandas que hoje digo ser os novos Reis do iê, iê iê, algumas ainda não estão no auge do cenário musical, mas que já fazem a cabeça de muitos jovens hoje. Algumas bandas que ouvi tocar são Faichecleres (PR), Vitrola Velha (PR), Reino Funji (RS) entre outras que receberam influencia de bandas como Replicantes, TNT, Cascavelletes e outras bandas que misturam em suas letras, amores, namoros e sexo. Eu, particularmente, chamo estas bandas de Rock ‘n roll Sacana, pois algumas das bandas, como Faichecleres, de Curitiba, que tem suas letras frases de duplo sentido, com muito sexo envolvido, o que torna as músicas ainda mais divertidas e os músicos mais cobiçados pelas mulheres.
Penso eu que, ainda vamos ver shows destas bandas com mulheres histéricas, atiradas e alucinadas. Já que o mundo da música começou a abrir suas portas para este antigo/novo estilo.
Se você se interessou e quiser ouvir estas bandas acessem o site da Trama Virtual que encontrarão. Eu digo que vale muito a pena escuta-las. Deliciem-se!


beijos,

Justine.

Nenhum comentário: