domingo, 4 de novembro de 2007

Série de entrevistas Festival Beradeiros 2007: Banda HellFire Club


Oi pessoal, hoje estou com Othon da banda HellFire Club de Porto Velho, Rondônia, que também irá tocar no Festival Beradeiros 2007. Vamos saber um pouco mais sobre a historia da banda e também o estilo musical.

Lembrando que o Festival ocorerrá nos dias 17 e 18 de novembro em Porto Velho/RO.

Justine: Olá Othon!

Othon: Olá Justine!

Justine: Como surgiu a idéia da banda?

Othon: Bom, o embrião surgiu com a banda que se chamava Inquisition, em que o Elias era o vocalista e me apresentou o Rick baterista da banda para formamos a Inquisition no final de 2003. Com a saída do Elias em 2004 mudamos o nome para Hellfire Club.

Justine: E como foi a escolha do nome?

Othon: bom, foi algo bem complicado, eu e o Henrique (guitarrista) elaboramos uma lista com vários nomes para escolhermos. Nesse ano (2004) a banda chamada Edguy lançou um álbum chamado Hellfire Club, não é dos meus discos preferidos, mas gostamos da idéia do nome numa entrevista dele numa revista, que foi uma sociedade secreta existente no século XVI, que tinha o intuito de reunir somente para se divertir e festejar.

Justine: A então tem um significado! Há bandas que escolhem o nome porque simplesmente tem que ter um nome, (risos). Mas falemos das influencias, quais as maiores influencias da HellFire club?

Othon: bom, como cada integrante tem gosto distinto e dos mais variados estilos de rock e musical, temos como influencia comum, bandas clássicas como iron maiden, metallica, deep purple, led zeppelin, megadeth, black sabbath, ozzy, van halen, pink floyd...

Justine: E que estilos são estes? (risos) Achei que todos curtissem metal!

Othon: todos curtem metal, claro, mas tem uns que gostam de pop rock, musica brasileira e até mesmo brega! (risos) Não nos bitolamos em apenas um estilo de musica, mas o que nos une é o fato de gostarmos de metal.

Justine: Brega!? Ui, vou nem perguntar quem é pra não perder a amizade! (risos) Mas e então, sobre as musicas, qual a inspiração? Onde buscam algo para compor?

Othon: Bom, o heavy metal é baseado em riffs, geralmente algum guitarrista vem com um riff, dependendo de sua estrutura, construímos um esqueleto de uma musica encima dele, temos várias maneira de compor, ou com a banda toda presente na sala de ensaio ou com o trio de cordas reunidos, buscamos aquilo que vem na telha na hora de compor mesmo, as nossas influencias saem na hora, ou não sai nada, quando a inspiração não vem, isso acontece as vezes (risos), ai saímos para tomar cerveja.

Justine: É e talvez a cerveja o inspire! (risos) O que vocês acham de cena do metal na região norte!?

Othon: Não integrada, principalmente pela dificuldade de se locomover de um Estado para o outro, a única referência que temos é com o Acre. Existe um intercâmbio entre as bandas, mas com os outros estados, no máximo ouvi falar de algumas bandas. Tem a banda glory opera de Manaus, que tem certa notoriedade nacional, estive em Manaus para assistir ao show do Symphony X (EUA), e notei que lá tem um bom púbico, e o Scorpions tocou lá em agosto mais 30 mil pessoas. Não acredito que todos eram rockeiros, mas é alguma coisa, mas não posso falar da cena da região como um todo por pura ignorância mesmo.

Justine: O que vocês acham de Massacration? É uma ofensa ou um protesto? (eu tinha que perguntar isto a um metaleiro).

Othon: Bom, é uma boa maneira de se ganhar dinheiro, tendo como suporte a MTV, mas não é uma ofensa nem um protesto, é uma sátira apenas, pois realmente existem bandas de metal que agem daquela forma, e headbangers também, que elevam o metal à divindade, religião algo como muito sagrado. É como se pessoas assim tivessem o poder de ditar regrais comportamentais para quem curte o estilo, e quem não age dessa forma, é um traidor, ou realmente não curte o metal, é um pensamento bem totalitário, que não tem nada a ver com liberdade de expressão.

Justine: Concordo com você! Todo lugar, todo estilo, toda escolha, há sempre um para criticar, julgar e ser preconceituoso. Vocês já sofreram preconceito ou pressão social?

Othon: Não me recordo.

Justine: E o que você acha do preconceito!? Somos um site que vai contra tudo que a sociedade quer que acreditemos, e por isso somos criticados e algumas vezes apedrejados por falar coisas que não sentimos pudores. Nossas meninas saem nuas e semi-nuas, mas isso não quer dizer que somos prostitutas. A vulgarização vai de atitudes até menores. Como você vê isto hoje!?

Othon: Bom, o status que sempre busca oprimir aquilo que vai contra que é pregado por ele mesmo. Hoje em dia as pessoas tendem a pensar e agir de forma igual e gostar das mesmas coisas, e quando há um grupo de pessoas (tribos) que se diferem da "normalidade" estipulada, deve ser reprimida de imediato. As moças "normais" são cheios de falsos pudores, mas uma grande parte não passam de umas libertinas (sem generalizar).

Justine: Mas eu concordo, eu converso com moças e rapazes direto para saber mais sobre o mundo de hoje, e realmente são todos falsos puritanos! Das expectativas para o beradeiros 2007?

Othon: As melhores possíveis, acredito que vai superar tudo que teve de bom das edições anteriores e os problemas ocorridos não irão se repetir.

Justine: Se Deus quiser este ano tudo vai correr de acordo com os conformes! Bem querido, para quem quiser saber mais sobre a banda, onde podem acessar!?

Othon: www.metalro.com , a comunidade do metal ro e a comunidade da banda no orkut e também pelo myspace da banda, http://www.myspace.com/hlclub

Justine: Otimo! Gostaria de dizer algo aos nossos leitores?

Othon: Agradeço pela oportunidade que nos foi oferecida, e futuramente estaremos lançando uma demo, que dificilmente estará disponível no festival por atraso nos término das gravações, e para aqueles que curtem o estilo ou não, nos assistam no festival e tirem suas próprias conclusões!

Justine: Bem, nós do FG também temos muito a agradecer, por fazer parte do nosso rol de bandas no blog e pena paciência de nos conceder uma entrevista em pleno domingo a tarde! Espero que vocês prestigiem a banda. Boa sorte na Demo!

Bem pessoal, é isto ai, em breve você conhecerá mais bandas, saberá mais de sexo e do comportamento das pessoas em dias atuais! Se você tem uma banda e deseja estar aqui, entre em contato, se você tem um evento e quer anunciar estamos dispostos a colaborar. Perguntas e sugestões também são bem vinda!

Nosso contato é: freakglam@yahoo.com.br

Nosso site: www.freakglam.kit.net

E lembrem-se: Curtam a vida como astros do rock, mas transem como astros pornôs!*

Beijos,

Justine François

* Frase de: Dathe with a porn star!

* Foto: em pé (da esquerda para direita): Rick (bateria), Gandhi (Teclado), Saulo (guitarra), agachados: Hugo (voz), Othon (baixo) e Henrique (guitarra)


2 comentários:

Anônimo disse...

istoo é metal????


nunca será esta bandinha.. nem hard serão
vão evoluir e sentir o peso do metal no sangue antes de fala muita M..

Othon Pantoja disse...

Bom, se vc se baseou pela gravação ao vivo até concordo com vc, a gravação ta sem peso mesmo, mas se nos viu ao vivo mesmo, é a sua opinião, fazer oq ...