segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Até Quando Emocore???


Pesquisando sobre o estilo Emocore, que é muito discriminado, (confesso que até por mim mesma) descobri que suas raízes vêm do cenário punk rock de Washington DC nos anos 80. Contrariando o que todos dizem, o emo não é uma onda nova, ele já está presente a mais de 20 anos, porém, só chegando ao Brasil em 2003.
O estilo foi assim batizado, devido às melodias introspectivas e emotivas. Sendo assim, conhecido como “hardcore emocional”. As primeiras bandas a levar o estilo ao conhecimento de todos foram: Embrace e Rites Of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party. Porém, nem uma destas bandas aceitou se auto-definiram como “emo”.

Bandas já estabelecidas no meio hardcore como 7 Second e Scream, aderiram a este novo embalo.
O Emocore tomou força entre 1982 e 1993, e bandas como Seatia e Thursday juntaram suas melodias emotivas, batidas pesadas e berros em suas apresentações, o que não agradou os fãs de hardcore, que passaram a chama-los de “molengas”.

Em 1991 e 1992, o emocore intensificou sua sonoridade caótica e emocional com vocais abrasivos passionais através das bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow. Porém, depois de tanta intensidade, o movimento teve sua desaceleração. Bandas como
Sunny Day Real Estate e Mineral tomaram como influencia a banda Rites Of Spring.

Chega então o dia em que o emo abandona o punk, se tornando então “alternativo”.
Na cultura alternativa, tachar alguem de emo, é dizer que a pessoa possui intensa sencibilidade.
No Brasil, o Emo predomina na região sudeste e sul. Além de um estilo musical, o emo passou a influenciar a moda adolescente. Roupas, acessórios, tatuagens de cerejinha, cabelos coloridos, franjas caídas sob os olhos, listras e o xadrez passaram a ser de domínio de “emos e emas” que também passaram a adotar atitudes homossexuais.

Como fui pesquisar profundamente o estilo musical mais descriminado, também procurei saber sobre o screamo.

Screamo é uma ramificação do Emocore. Surgindo nos anos 90, as bandas aceleraram suas guitarras de forma harmônica, aumentaram suas batidas e optaram pelo grito ao longo da musica. Como já disse anteriormente em algum texto, para mim, Screamo é um emo gritado e nada mais, porém, como toda pessoa que sofre discriminação, sente preconceito com alguém do mesmo estilo, os adeptos do Screamo não gostam de ser tachados de emo.

Vocês podem não acreditar, mas o screamo ainda é confundido com o metalcore e até mesmo com o death metal, pois ambos utilizam as mesmas técnicas de “berros guturais” em seus vocais.
O screamo é também conhecido como post-emo e emo-violence. Algumas bandas neste estilo são The Used e My chemical Romance, também rotuladas como emocore.

No Brasil, as bandas mais próximas destes estilos são: Emo., Nx Zero, Fresno, Glória (screamo) entre muitas outras, pois a cada dia que passa, sites como myspace, purevolume, trama virtual, bandas de garagem e outros, que mostram perfis de bandas, cresce mais e mais.
Foi assim que os estilos se popularizaram.

O caso é o seguinte, não podemos rotular as pessoas pelo que elas escutam (sim, vocês estão ouvindo isto de mim), o problema maior é: tênis quadriculado, roupas listradas ou xadrez, caveirinhas, cerejinhas, franjinha, cabelos coloridos entre outras coisas que o emos “roubaram” de outros estilos. Hoje não se pode usar mad rats que você é emo. Você tem franja é emo. Até mesmo as pessoas que são bissexuais por opção e não por modismo são tachadas de emo. Eu mesma já fui chamada de ema, inúmeras vezes, confesso que detesto, apenas por dois motivos, detesto rótulos, detesto modinhas.

Então, antes de julgar alguém de emo, conheça a pessoa. Uma coisa que eu não consegui descobrir é: onde nisso tudo a garotada pegou o EMO e transformou em uma modinha ridícula! Só porque há sentimentalismo nas canções, não precisa enfeitar de rosa o mundo.

Acho ridículo ir ao shopping e ver garotos de franjinhas lambidas, tic-tac rosa, bolsa do piu-piu entre outras coisas femininas. Todos sabem que eu sou a pessoa mais desencanada do mundo em relação à sexualidade humana.

Transformar um estilo em palhaçada, passou dos limites. Em toda trajetória emo (do verdadeiro emo) eu nunca vi coisas tão ridículas assim. Acho que estes jovens devem colocar a cabeça no lugar e ser apenas eles mesmos. Moda um dia (se Deus quiser) passa, mas a impressão que causamos na época não passa nunca.

Dizer não ao preconceito, é uma atitude realmente maduras e descolada.

Conscientize-se,

Justine Françõis.

5 comentários:

Jhenifer Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jhenifer Oliveira disse...

O.o
Parabens, sao peessoas como você que o mundo precisa...concordo totalemente com tudo que você disse ali...você tem toda a razao, transformar um estilo numa modinha eh RIDICULO...Gostei Muitoo Muitoo mesmo do seu post!
Que um dia os preconceituosos pensem assim!

Beijão..Tchauzinho!

Vinicius Rodrigues disse...

Moxa!!Para pa pensar sera q eles não estão sendo eles mesmos (AXO Q SIM) demonstrandu seus sentimentos ,até por que vc naum teria a paciencia nem a boa vontade de ouvir o desabafo deles! entao eles encontram isso na musica"EMO"!!
Axo q vc exagerou no final do seu post!!
BJINHUXX!!!! EMA!!!

Sr.Dí disse...

Voce é infantil, porque voce nao se preucupa com o que VC esta usando, ao invez de ficar criticando o que os OUTROS usam?...nao gosta....nao critica.

Unknown disse...

gostei do post!